Instalações Elétricas
Realizar a manutenção elétrica periódica de uma residência, empresa ou condomínio é uma tarefa fundamental para se ter certeza de que todos os equipamentos elétricos e eletrônicos estão funcionando corretamente, com a segurança necessária para o bem-estar de todos.
Periodicidade
Especialistas recomendam que a intervenção seja feita a cada cinco ou dez anos. O que vai ditar a necessidade são fatores como: a idade do imóvel, a condição dos elementos que compõem o sistema e os tipos de equipamentos elétricos utilizados.
No entanto, alguns problemas mais corriqueiros podem acusar que chegou a hora de realizar a manutenção. Os casos mais comuns abrangem: plugues que não cabem nas tomadas, superaquecimento em fios, desarme frequente em fusíveis e disjuntores, ocorrência de faíscas, choques etc.
Tipos de Manutenção
- Manutenção elétrica corretiva: Acontece quando o sistema elétrico já está com um problema e precisa de reparos imediatos, sendo o tipo de manutenção elétrica mais urgente, realizado apenas quando há riscos iminentes para a segurança dos usuários da edificação e/ou de perdas materiais importantes.
- Manutenção elétrica preventiva: Esse é o tipo de manutenção elétrica ideal, já que é capaz de encontrar possíveis defeitos antes mesmo que eles causem qualquer conflito maior, fazendo com que tudo permaneça na mais perfeita ordem. Diferente da manutenção corretiva, os problemas aqui encontrados serão pequenos e de mais fácil resolução, já que não causaram danos ao sistema. Assim, os gastos com a manutenção preventiva também são inferiores, por tratar-se de um método que evita que aconteçam panes e perdas, em vez de remediar a situação quando já não há outra solução.
- Manutenção elétrica preditiva: Utilizada principalmente no setor industrial, a manutenção preditiva tem por objetivo monitorar o funcionamento de maquinários de modo a entender seu comportamento ao longo do tempo. Dessa maneira, os técnicos são capazes de prever em que momento a manutenção elétrica deverá ser realizada, com base nos dados analisados e no comportamento esperado dos equipamentos de acordo com as especificações do fabricante.